Vista do Centro de Bento Gonçalves no dia 9 de maio de 1915. À esquerda o atual Palácio Municipal
Acervo: Museu do Imigrante
Em 1875 inicia a imigração italiana na Encosta Superior do Nordeste, originando as Colônias de Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves), Conde D’Eu (hoje Garibaldi) e Nova Palmira (hoje Caxias do Sul).
A Colônia Dona Isabel (Bento Gonçalves), criada em 1870, já era conhecida como Região da Cruzinha, devido a uma cruz rústica, cravada sobre a sepultura de um possível tropeiro ou traçador de lotes coloniais. Era época do escambo, da troca de mercadoria por mercadoria. A Colônia Dona Isabel sediava um pequeno comércio no qual os tropeiros faziam paradas para descanso.
Em 24 de dezembro de 1875, os núcleos do Planalto começaram a receber novos imigrantes. Em março de 1876, o Presidente do Estado José Antonio de Azevedo Castro anunciava a existência de 348 lotes medidos e demarcados e uma população de 790 pessoas, sendo 729 italianos. Simultaneamente pioneiros oriundos do Tirol Austríaco e Vêneto chegaram à esplanada onde hoje está situada a Igreja Matriz Cristo Rei.
Bento Gonçalves é um importante roteiro turístico da Serra Gaúcha. Com suas paisagens ‘bordadas de parreirais’ e natureza exuberante, favoreceu a diversidade de rotas turísticas que atraem cada vez mais visitantes interessados no turismo rural, cultural, vitivinícola e de aventura . Os visitantes buscam o clima acolhedor da serra, um bom vinho e farta gastronomia italiana.
No segmento turístico são inúmeros os atrativos ligados à uva e ao vinho, o que torna Bento Gonçalves uma cidade de visita obrigatória na Serra Gaúcha. Muitos atrativos estão presentes na época da vindima, que ocorre no evento ‘Estação Vindima’, reunindo atividades do momento da colheita da uva e produção do vinho. Cursos, degustações, visitas e passeios em diversos locais estão disponíveis aos visitantes. Eventos da Secretaria de Turismo: Estação Vindima (janeiro a março), Doce Páscoa, Retratos de Outono (março a maio), Dia do Vinho (junho), Inverno de Sensações (julho a setembro), Encantos de Primavera (setembro a novembro), e Natal Bento (novembro, dezembro e janeiro).
FONTE: Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves